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Por onde começar a investir no Facebook Ads

Neste artigo você vai aprender como investir no Facebook Ads sem precisar gastar grandes montantes em dinheiro. De acordo com o Facebook, mais de 1,5 bilhão de pessoas usam a rede social todos os dias. Mais de 2,3 bilhões de pessoas usam todos os meses. Mais de 7 milhões de anunciantes ativos estão no Facebook. Afinal, ele continua sendo a maior rede social do mundo e a gente já sabe disso, mas como utilizá-lo no meu negócio da maneira correta e aproveitar os benefícios de investir no Facebook Ads?

Empresas como Havan, Carrefour, Airbnb, Visa e HP, apostam em investir no Facebook Ads e são cases de sucesso, pois utilizam a rede social como ferramenta estratégica de comunicação. Isso prova que, ao contrário do que muitos pensam, o Facebook não morreu! Redes Sociais como: Messenger, Instagram e WhatsApp pertencem ao Facebook. Portanto, atuam de maneira integrada. Onde são feitos os anúncios que aparecem no Instagram, por exemplo? No Facebook! Isso mesmo! 

Benefícios do Gerenciador de Anúncios

Existe uma ferramenta chamada Gerenciador de Anúncios que é utilizada para criar campanhas segmentadas, aquele “patrocinado” que aparece em diversas postagens. Empresas investem no Facebook Ads para alcançar um público maior que são personalizados na própria ferramenta. 

O  Facebook dispõe de um banco de dados super detalhado capaz de descrever qualquer indivíduo. Essas informações são deixadas por nós mesmos, através de rastros digitais durante a navegação e informações deixadas nos cadastros que preenchemos. Em síntese, a rede social possui mecanismos capazes de fazer uma leitura completa de todos os usuários através da extração de dados como: assuntos pesquisados, interesses, locais que visitou e fez check-in no Facebook, compartilhamentos, comentários etc. 

Estes dados são utilizados para entregar a informação de maneira mais refinada. Portanto, mesmo que você entre de vez em quando, pode ter certeza que ele ainda irá prender sua atenção. Isso porque o Facebook dispõe de uma infinidade de formatos e mídias que entregam a informação de maneira mais detalhada. Repare que quando você é atraído por uma notícia ou vídeo, você não sai de lá sem ver pelo menos mais um. 

Sabendo disso, empresas utilizam a rede social para promover produtos e serviços de maneira altamente segmentada, garantindo que a informação chegue até a pessoa correta. Assim, o retorno sobre o investimento (ROI) é muito maior, quando utilizado a estratégia correta. Mas eu sou obrigado a investir? Não! Mas é quase. 

E se eu não anunciar?

O Facebook tem diminuído cada vez mais o alcance orgânico. Por quê? Porque entram pessoas todos os dias e elas produzem todo tipo de conteúdo. O algoritmo faz uma leitura desse conteúdo com base no seu engajamento. Logo, se o conteúdo tem um engajamento baixo a alternativa é pagar para atingir mais pessoas. 

Empresas dos mais diversos níveis investem no Facebook Ads com diversos objetivos: atração de leads, posicionamento de marca, vendas, aumentar o tráfego no site etc. Não é uma tarefa simples, pois essa segmentação deve ser configurada da maneira correta para que você não gaste dinheiro atoa.

Quanto custa investir no Facebook Ads? 

Sua empresa pode investir a partir de 5,00 na modalidade “alcance” que é um dos objetivos de campanha contidos no Gerenciador de Anúncios, mas obviamente há diversos fatores por trás, sendo eles: a segmentação do público, o posicionamento da campanha, o período, a qualidade do anúncio etc. 

Não basta colocar muito dinheiro para ter resultado. É preciso estar atento a detalhes super importantes, não é só clicar em “promover” e pronto! Uma campanha no Facebook Ads vai muito além disso, Portanto, o mais indicado é procurar um especialista para ajudar a sua empresa nesse processo ou estudar afundo sobre o assunto.

Por onde começar? 

CRIE UMA PÁGINA NO FACEBOOK

Antes de mais nada, desapegue do perfil pessoal. As Páginas foram criadas com objetivo comercial, portanto aproveite todos os recursos: 

  • Número ilimitado de fãs e seguidores;
  • Criação de anúncios;
  • Mais informações sobre o seu negócio;
  • Integração com outras redes sociais;
  • Etc.

Além do que você não pode ter um perfil pessoal para promover um negócio. Esta é uma proibição prevista nos Termos de Uso do próprio Facebook. Você pode conferir quais são as políticas específicas para fanpages nos Termos de Páginas.

CRIE SEU PRIMEIRO ANÚNCIO 

O Gerenciador de Anúncios é uma ferramenta unificada de criação de anúncios. Para começar, acesse o Gerenciador de Anúncios do Facebook e selecione +Criar.

  1. Escolha seu objetivo (reconhecimento, consideração ou conversão)
  2. Selecione o público (crie um público ou escolha um já criado)
  3. Escolha onde quer veicular seu anúncio (Facebook, Instagram, Mobile, Desktop)
  4. Defina seu orçamento (vitalício ou diário)
  5. Escolha o formato (foto ou vídeo)
  6. Faça o pedido (envie para análise)
  7. Mensure e gerencie o anúncio.

Ufa! Esses foram alguns passos básicos, mas dentro deles há uma diversidade de configurações a fazer. Não se esqueça! Não adianta investir no Facebook Ads se não souber fazer uma boa segmentação. Quer saber mais sobre isso? Fale com a Cooding. Estamos prontos para ajudar!

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