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Equipe de Marketing: Criar ou Contratar agência?
Contratar Agência Especializada ou Criar uma Equipe de Marketing?
Contratar Agência Especializada ou Criar uma Equipe de Marketing?

Equipe de Marketing: Criar ou Contratar agência?

Surgiu a dúvida se deve contratar uma agência de marketing ou montar uma equipe? Esse artigo é para você!

Estar no meio digital já não é mais uma opção e sim obrigatoriedade para quem quer captar clientes, aumentar o alcance da sua marca, gerando assim bons resultados. 

Decidir entre contratar uma agência especializada ou criar um time interno de marketing é uma dúvida cruel e muito comum entre os empresários que decidem investir em elaborar estratégias de marketing para o seu negócio. 

Afinal, sempre tem aquele conhecido ou amigo, que teve uma ótima experiência com uma e uma péssima experiência com a outra e vice-versa. O fato é que cada negócio é diferente e enquanto contratar agência pode fazer muito sentido para um modelo de negócio X, criar um departamento interno pode gerar mais resultados para uma empresa Y. 

Com variáveis tão destoantes uma da outra, não existe receita na hora de decidir entre as duas opções. O que realmente vai ajudar você a decidir entre contratar uma agência ou criar um time interno será analisar as características de cada uma, e decidir qual delas se encaixa melhor com o fluxo de trabalho do seu negócio. 

Agora aqui vai uma dica de ouro: prepare a caneta e o papel, faça duas colunas com pontos fortes e pontos fracos de contratar agência e criar um time interno de marketing e vai pontuando ao longo do post quais esses pontos na sua empresa. Boa leitura! 🙂 

Recursos

Para elaborar e executar estratégias de marketing offline e digital, é preciso recorrer a recursos terceirizados como ferramentas, softwares e etc. 

Ao contratar uma agência, você terá livre acesso incluso dessas ferramentas já que a agência, por ter outros clientes, contrata o maior pacote para conseguir entregar a sua base, os serviços. Assim, você não só tem o que há de melhor em tecnologia como também terá um custo menor. 

Se você optar por criar um departamento de marketing, terá que recorrer a um pacote individual desses softwares, pagando a parte e dedicando um tempo extra de treinamento de toda a equipe para aprender a manuseá-lo. 

Capacidade Profissional

O marketing é uma profissão teia de aranha. Ou seja, que possui diversas áreas de especialização que se expandem como uma longa teia. Marketing de conteúdo, inbound marketing, endomarketing, marketing de defensores, neuromarketing, marketing de produto, marketing operacional… Ufa, a lista é grande! 

Encontrar um profissional que domine ou tenha ao menos um conhecimento básico das principais áreas do marketing não é fácil. Ao decidir por contratar uma agência, você terá a certeza da presença destes profissionais altamente qualificados para desempenhar a elaboração e execução da sua estratégia. 

Se você optar por criar um time interno, terá que reservar um tempinho para você mesmo estudar sobre essas áreas para poder escolher os profissionais certos e com qualificações que realmente fazem sentido com o seu modelo de negócio. 

Imersão no negócio

Se existe uma fato mais que consumado é que ninguém entende mais sobre o seu negócio do que você. Porém, essa costuma ser uma grande diferença entre montar um time interno e contratar agência. 

Ter um time interno possibilita que estes vivenciem a empresa na prática e acompanhem todos o problemas e resultados da empresa. Por conta da agência prestar um serviço B2B, exige que tenha-se um estudo maior sobre a concorrência, seu serviço e/ou produtos, forma de trabalho e etc, para que a estratégia a ser desenvolvida seja certeira. 

Prazos e entregas 

Quando se inicia um trabalho de marketing digital, o tempo é essencial. Isso porque acompanhar o timing da internet e aproveitar qualquer oportunidade de relacionar um boom com o seu negócio é uma verdadeira mina de diamantes. 

Com uma agência, você tem a certeza do cumprimento de prazos e da entrega do serviço. Isso porque por possuir uma equipe grande, sempre terá um profissional para realizar a demanda. Ao contrário de um funcionário interno que pode precisar faltar um dia por motivos de saúde e atrasar determinado job ou pelo acúmulo de tarefas, não consegue acompanhar tão bem o que o seu concorrente está fazendo ou o que tem bombado na internet. 

Redução de Custos

Quando falamos sobre precificação de serviços, tudo se torna muito relativo. Veja bem, em ambas as opções teremos um preço muito diferente dependendo do tipo que for contratado e dependendo do tamanho da sua equipe interna. 

O que sugerimos que sempre deve ser ponderado é que na agência, provavelmente terá custos a mais em casos que quebra de contrato e que ao formar o time interno, você terá que custear benefícios como vale – transporte, vale – alimentação, férias e até mesmo local e computadores para que a equipe possa desenvolver o trabalho. 

Produtividade 

Ao optar por contratar uma pessoas para formar um time interno, é fundamental ter alguém para monitorar a produtividade dos funcionários que no caso é o papel desempenhado pelo atendimento e RH de uma agência especializada. 

E porque isso é tão necessário? Bom, além da área de marketing, a sua empresa precisa manter os outros setores como o financeiro e de produtos funcionando perfeitamente e remanejar funcionários de uma área para a outra, atribuindo funções tão distintas, pode fazer com que os demais setores saiam prejudicados e entreguem um serviço de baixa qualidade devido a sobrecarga de atribuições. 

Hora da escolha

A gente sabe bem como pode ser difícil ter que decidir entre as duas opções de montar todo um departamento de marketing ou terceirizar o serviço. Mas, acreditamos que é fundamental sempre fazer alguma pesquisa prévia. 

Então aqui vai a nossa dica de ouro: visite algumas agências, marque reuniões e analise tudo o que a agência terá a oferecer com base no seu orçamento. Peça indicações e saiba quais clientes essa agência atende para que possa ver alguns cases do seu trabalho. Por fim, marque entrevistas e realize testes para saber como está os profissionais do mercado de marketing e suas precificação.

Caso tenha alguma dúvida, fale com a gente!

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