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Como planejar postagens nas Redes Sociais
Planejar Postagens em Redes Sociais
Planejar Postagens em Redes Sociais

Como planejar postagens nas Redes Sociais

Neste artigo você vai aprender as melhores estratégias para planejar postagens para suas redes sociais.

Hoje em dia é muito fácil atrair clientes no mundo digital, basta criar uma conta no Facebook ou Instagram e pronto! Eles aparecem em um passe de mágica. Sim? Não! Atrair clientes, é diferente de atrair seguidores. Logo, volume não é suficiente, é preciso qualificar essa audiência. De nada adianta ter um perfil cheio de seguidores se eles não interagem com a sua marca. 

Por isso criamos este artigo, para ajudar você, empresário, a aproveitar da melhor maneira todo o poder das redes sociais para o seu negócio. Preparado? Então vamos lá! 

1. Conheça seu público e defina seu cliente ideal

Homens e mulheres que moram em Brasília, entre 30 e 50 anos de classe média alta. Isso é público-alvo? Sim! Mas é o cliente ideal? Não necessariamente! Dentro desse público-alvo existem pessoas muito diferente umas das outras, com interesses, gostos e dores diferentes. É preciso entender todas elas para se comunicar de maneira assertiva. 

É preciso definir um perfil de clientes que realmente se interessem pelo seu produto ou serviço para falar o que ele precisa e espera ouvir e não dar tiro no escuro e nem queimar a verba investida na mídia. Quais as características das pessoas que buscam pelo sua empresa? O que elas têm em comum? Liste todas elas e trace um ou mais perfis. No Marketing Digital, chamamos de Personas ou Avatar.

2. Tenha sua própria identidade

Hoje somos bombardeados com um trilhão de informações todos os dias. Portanto, competimos com conteúdos das mais diversas categorias e formatos para ver quem aparece mais. Além de conhecer muito bem seu público, é preciso atrair a atenção dele, criando conteúdos relevantes. Associado a isso, eles precisam identificar rapidamente que aquele conteúdo vem da sua empresa. Logo, é preciso investir em uma identidade que permita que ele faça essa identificação rapidamente. Mas calma! Que isso é um processo e não acontece da noite para o dia. 

  1. Tenha uma paleta de cores que conversem com a sua marca;
  2. Crie um padrão de postagens. Não precisa ser de um modelo só, mas que ao receber a informação, seus clientes identifiquem rapidamente que vem da sua empresa;
  3. Tenha sempre a sua marca (logo) em evidência, de preferência em formato PNG com fundo transparente;
  4. Seja autêntico. Nada de copiar e fazer igual a concorrência.

3. Crie um cronograma de postagens

A maior dificuldade na hora de obter recorrência na gestão das redes sociais é manter uma frequência. Para isso você criar cronogramas semanais ou mensais para aliviar essa tarefa.

Ninguém melhor do que você para conhecer o seu negócio, certo?

Agora que você já conhece seu cliente ideal e já tem uma identidade, crie temas para suas postagens, por exemplo: sobre a minha empresa (institucional), dúvidas de clientes, dicas etc. Inclua todos esses temas na sua semana e logo você terá conteúdo para o mês inteiro. Após esse processo, avalie a interações dessas postagens e foque no que deu mais resultado. E depois de planejar suas postagens, você pode utilizar também agendadores de postagens para automatizar a publicação. 

Dicas de Ferramentas: 
  1. Trello: Você pode utilizar o Trello para organizar e planejar as postagens e ter uma visão geral sobre as atividades que precisam ser desempenhadas na comunicação do seu negócio. Ele funciona como um quadro virtual que poderá ser personalizado de acordo com suas necessidades. A ferramenta tem a versão gratuita e paga.
  2. Canva: A ferramenta queridinha das pessoas que não querem pagar um designer para fazer suas artes. Ela disponibiliza vários templates prontos e editáveis. Mas cuidado! Muitos fazem a mesma coisa. Logo, seja criativo. Lembre, se! Seja autêntico e crie a sua própria identidade. A ferramenta tem a versão gratuita e paga. 
  3. Hootsuite: Dos agendadores de postagens, este foi o meu preferido. Além de agendamento em massa, você pode adicionar várias contas de redes sociais diferentes e ainda receber as métricas de cada uma delas, para analisar o desempenho das postagens. A ferramenta tem a versão gratuita e paga. 
  4. Google Planilhas: Você pode utilizar também o Google Planilhas para escrever seus textos e incluir as datas e horários de cada postagem. É uma excelente alternativa para organizar as postagens do mês e migrar para o “Agendador em Massa” do Hootsuite, pois só através de uma planilha importada no formato .csv (valores separados por vírgulas) é possível agendar várias postagens de uma vez. A ferramenta é totalmente gratuita. Basta ter um e-mail no Gmail.
  5. Google Docs: Mas se você é daqueles que gosta de ver seu textinho por parágrafos, você pode utilizar o Google Docs que possui as mesmas configurações do Word da Microsoft. E o mais importante! Há correção da ortografia, para você não fazer feio. Eu prefiro trabalhar online com ferramentas que são salva na própria nuvem, pois além de salvar automaticamente, eu posso acessar de qualquer lugar.

    A ferramenta é totalmente gratuita e ajuda bastante na hora de planejar as postagens. Basta ter um e-mail no Gmail.

Achou difícil fazer tudo isso? Fale com a Cooding que nós te ajudaremos!

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