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Autoridade Digital: Como Destacar sua Empresa na Internet

Ter autoridade digital e posicionar a sua marca no meio digital já se tornou uma regra. Afinal, a cada ano o número de novos usuários da internet tem crescido e atingido o surpreendente número de 10 milhões, segundo o IBGE. 

Ok, já sabemos que estar na internet é importante. Mas, de nada adianta se a sua empresa não possui autoridade digital. 

Bom, que atire a primeira pedra quem nunca achou que ter alguns milhares de seguidores e vários likes no facebook e instagram representasse sucesso e autoridade digital. Pois bem, uma coisa não tem absolutamente nada a ver com a outra. 

Se você quer realmente aprender de uma vez por todas o que é autoridade digital e como destacar a sua empresa na internet de uma maneira sólida e, principalmente, gerando vendas, esse post é leitura obrigatória. 

O que é Autoridade Digital?

Para entender na prática o que é autoridade digital de marca vamos fazer um exercício simples. Pense rápido e responda mentalmente as seguintes questões: 

Qual chinelo todo mundo usa? 

Qual marca vem na sua cabeça quando o assunto é refrigerante? 

Qual celular dura mais? 

Qual sabão em pó rende mais? 

Aposto como as marcas que vieram de primeira na sua mente foram Havaianas, Coca Cola, Apple e Omo. E sabe porque isso acontece? Porque essas marcas construíram e tem construído autoridade em todos os meios. Inclusive, no digital. 

Ter autoridade digital é basicamente se tornar referência em determinado assunto utilizando a internet como ferramenta de propagação para que o público o veja como referência, aumentando assim, as buscas pela sua empresa nos mecanismos de buscas. 

E porque é tão importante ter autoridade digital? Como já vimos no início, as pessoas estão cada vez mais navegando pela internet em busca de respostas para as suas dúvidas e dores. 

Quando você se torna especialista na dor de alguém, você é visto como a melhor opção para aquela pessoa contratar para resolver seu problema. Isso porque ela se sente segura e confiante de que terá o melhor serviço daquele mercado. 

Ou seja, autoridade digital está totalmente ligada ao que você propaga na internet. O que você produz é relevante? tem valor para o seu público? te torna diferente e mais conhecedor do que a sua concorrência? Responder essas perguntas é o primeiro passo para traçar um plano para ter autoridade digital.

6 Dicas de Ouro para ter Autoridade Digital

Agora que você já sabe o que é autoridade digital e a importância dessa estratégia, é hora de dar o segundo passo: aprender e aplicar boas práticas para construir uma autoridade digital sólida. 

1. Esteja no local certo

A maioria das empresas estão no facebook e instagram. Porém, nem todas realmente precisam estar nessas redes sociais. Veja a melhor opção para o seu negócio clicando aqui.

Se você é uma empresa B2B por exemplo, o linkedin deve ser a sua rede social primária. Afinal, é nela que você consegue ter contato direto com outras empresas e seus representantes tomadores de decisão. 

Antes de sair fazendo cadastro em todas as redes sociais que existem, estude cada uma e veja qual realmente faz sentido para o seu negócio pois de nada adianta estar em um lugar, se o seu cliente está em outro. 

2. Seja especialista em uma única coisa 

Muitas empresas erram na hora de querer ser especialista em tudo sobre determinado segmento e passam a ideia de desorganização e confusão sobre o tema. 

Se você vende viagens por exemplo, seja especialista em um tipo. Por exemplo: viagem corporativa, viagem de lua de mel, viagem internacional, viagem econômica… Enfim, as possibilidades são imensas e quando você tiver autoridade em um segmento ”mãe”, aí sim parta para outros tipos secundários. 

3. Ignore as métricas de vaidade

Imagino que alguma vez você deu aquela olhadinha no feed do instagram e saiu curtindo posts aleatórios só por curtir, ou seguiu alguém só porque essa pessoa ou empresa começou a seguir você. 

Bom, se você faz ou já fez isso, o que impede que o seu público também não faça? A verdade é que isso ocorre com mais frequência do que você imagina. Por isso, likes e seguidores são chamados de métricas de vaidade. São nada mais que números grandes que usamos para nos exibir por aí como se realmente houvesse essa mesma quantidade de pessoas acompanhando o seu conteúdo. 

O que você realmente deve observar é o engajamento no seu público, por isso atente-se a essas métricas:

– Alcance 

– Visitas no perfil 

– Comentários 

– Posts salvos 

– Compartilhamento 

– Impressões

4. Conteúdo é tudo

Tem um pensamento que sempre gostamos de repetir por aqui: ”se propaganda fosse legal, o canal da polishop seria o mais assistido”. Ou seja, não venda produto, propague conteúdo. É isso o que as pessoas realmente querem ver. 

Procure ferramentas para ajudar você a desenvolver conteúdos com base no que o seu público tem buscado na internet. Assim, você realmente aborda temas de interesse e consegue resultados mais satisfatórios. 

5. Tenha frequência 

Para ter autoridade digital é preciso estar presente. Não inicie uma jornada de posts se você não irá conseguir manter uma frequência constante. Quando existe essa quebra, seu público se frustra ao ir atrás do seu conteúdo e não encontrá-lo atualizado como antes de forma que este, para de acompanhar seu perfil. 

6. Escolha o formato ideal 

Se o seu público tem um perfil de vida extremamente agitado, não faz nenhum sentido você focar em produzir materiais ricos em formato de texto. Aposte em conteúdos como vídeo ou áudio books. 

A Forbes Americana apontou no início do ano que conteúdos em vídeo são os mais consumidos e é a principal tendência para o ano. 

Conclusão

Viu só quantos detalhes importantes precisamos estar atentos ao construir nossa autoridade digital? O conteúdo é a chave do negócio mas este, precisa estar 100% aliado ao conhecimento minucioso do público que irá consumir o material que for produzido. Assim, você irá conseguir atingir na raíz da dor e problema da pessoa e ainda ajudá-lo a resolver com informação e posteriormente, com seu serviço ou produto. 

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